Circuito FM 3.0 para o Master System usando YM2413 com LED RGB
02/09/2018
Após o lançamento do esquema para colocar o CXA1645P no Master System I e II, recebi
várias mensagens sobre o esquema do FM utilizado naquele Master System onde uso o YM2413 e o LED
muda de cor de acordo com a região do console e se o jogo tem suporte a FM.
Atendendo a pedidos segue a versão 3.0 com algumas melhorias em relação a 2.0 incluindo o controlador do LED.
Abaixo segue a lista de componentes necessários.
3 - Diodos 1N4148
1 - LED RGB
1 - Resistor de 150R
2 - Resistores de 330R
2 - Resistores de 3K3
6 - Resistores de 4K7
5 - Resistores de 10 K
1 - Resistor de 33 K
3 - Resistores de 47 K
2 - Capacitores cerâmicos de 33pF
1 - Capacitor cerâmico de 1,5nF (0,0015uF)
1 - Capacitor cerâmico de 10nF (0,01uF)
7 - Capacitores cerâmicos de 100nF (0,1uF)
1 - Capacitor eletrolítico de 2,2uF
3 - Capacitores eletrolíticos de 10uF
1 - Capacitor eletrolítico de 100uF
1 - Cristal de 3,58MHz (3,575611MHz ou 3,579545MHz também podem ser usados)
1 - Amplificador operacional BA15218
1 - Circuito Integrado 74LS08
1 - Circuito Integrado 74LS74
1 - Circuito Integrado 74LS138
1 - Circuito Integrado 74LS139
1 - Circuito Integrado HD14066B
1 - Processador de som YM2413
1 - Transistor BC548
1 - Transistor BC558
1 - Mini chave On-Off-On de 2 pólos e 3 posições
1 - Conector tipo SLOT de 50 vias similar ao da entrada de cartuchos.
Abaixo segue o esquema, a parte em destaque é referente a seleção de região
do console, sendo opcional.
Outra observação em relação ao primeiro circuito de FM é em relação ao
amplificador operacional LM358 que foi substituído pelo BA15218, o motivo desta
troca ficou por conta da qualidade do áudio do BA em relação ao LM, também foi adicionado um filtro passa baixa para filtar alguns ruídos que alguns jogos apresentam.
Abaixo esquema do controlador do driver do LED.
Os pontos destacados em laranja devem ser ligado nos respectivos locais marcados no esquema do FM.
O LED ficará verde quando a chave estiver na posição Exportação / Americano;
ficará vermelho quando a chave estiver na posição Doméstico / Japonês e
ficará alternando entre azul e a cor da região quando o jogo estiver utilizando o FM.
Abaixo esquema de ligação da chave para ativação/desativação do FM e
modificação de região.
Na foto abaixo foi removido o RF e colocado a chave no local do seletor de
canais sendo que não foi necessário nenhuma modificação no gabinete devido ao
tamanho da chave utilizada, o conector ao lado é a modificação de
S-Vídeo.
Abaixo segue uma imagem com a localização dos sinais na placa do Master
System. Você pode soldar os fios diretamente nos pontos indicados ou utilizar um
SLOT de 50 pinos.
Abaixo segue uma imagem representando a placa do Master System III Compact mostrando os sinais no slot de cartuchos por baixo da placa onde você poderá soldar os sinais da placa FM.
Instalando
Depois de montar a placa e feito a ligação no barramento conforme esquema acima você precisará fazer mais uma modificação no sistem para poder ter o áudio FM
juntamente com o PSG.
Localize o capacitor C45 (próximo ao RCA de áudio) e remova ele, feito isto ligue o ponto referente ao "PSG IN" da placa FM no local onde estava o terminal positivo do
capacitor e o ponto referente ao "PSG / FM OUT" da placa FM no local onde estava o terminal negativo do
capacitor.
A parte modificação de região foi retirada do SMS Power e desenvolvida pelo
usuário
Charles MacDonald no tópico
Desativando o
I/O, porém com a adição de um diodo na linha do !KillGA# para funcionar
neste circuito. Segundo informações no próprio tópico esta modificação não
funciona em Master System com I/O recentes, no caso dos Tec Toy os Modelos I e
II e alguns modelos III Compact por utilizarem o I/O antigo a
modificação de região funcionará sem problemas.
Existem na Internet tutoriais ensinando a mudar a região do console aterrando
o sinal TH do I/O não faça isto, pois este procedimento poderá causar danos ao
I/O do Master System, o circuito proposto acima é totalmente seguro para o
sistema.
Fontes:
SMS Power! - O Melhor site de
informações sobre os consoles SEGA de 8-bits (em Inglês).