Removendo as barras verticais do CCE Turbo Game VG-9000T
20/03/2017
Quem tem ou já teve algum clone do Sistema
de Entretenimento Nintendo (NES) já deve estar bem familiarizado com as
famosas barras verticais que aparecem por toda a tela. Se você não se lembra
observe a imagem abaixo e saberá do que se trata.

Dizem que o Phantom System (no momento não
possuo este clone) é o que menos se notam estas barras, tenho tanto o NES
original conhecido como torradeira quanto alguns clones como o Genie Com,
Top Game e Turbo Game, todos eles possuem as tais barras verticais.
O objetivo desta modificação é obter a
imagem mais limpa possível do Turbo Game. Antes de começar as modificações
devemos entender o que acontece. Uma das causas das barras verticais são as
linhas de dados / endereços passando muito próximas a linha de vídeo e
também um há um ruído na linha do +B, causado também pelo linha de dados /
endereço. Se você quiser acompanhar o progresso e ver o quanto cada
modificação tem efeito na eliminação do ruído pode ligar o Turbo Game a cada
passo da modificação.
Primeiro localize a PPU -> Picture
Processing Unit ou em português UPI -> Unidade de Processamento de Imagem.
No Turbo Game a PPU usada é a UMC6548, este CI está localizado ao lado do
botão de RESET. Por baixo da placa solde um capacitor cerâmico de 1uF (105)
entre o terminal 40 da PPU (+B) e o Terra para fazer o descoplamento de
ruído ao Terra, deixando o terminal do capacitor o mais próximo possível do
terminal +B da PPU, abaixo tem uma imagem do capacitor instalado e a
localização do +B da PPU e do Terra mais próximo que pode ser usado.

Observando a posição dos pinos da PPU
veremos que o sinal de !RESET pino 22, fica bem ao lado do sinal de vídeo
pino 21, em alguns vídeo games o sinal de !RESET utiliza um capacitor, no
caso do Turbo Game não, mas para auxiliar a reduzir o ruído gerado no vídeo
faremos o mesmo procedimento do +B pino 40 colocando um capacitor cerâmico
de 1uF (105) entre o !RESET pino 22 e Terra mais próximo, deixando o
terminal capacitor ligado ao pino 22 da PPU o mais curto possível, conforme
pode ser observado na foto abaixo.

Após executado os dois procedimentos acima
se você foi fazendo o acompanhamento do progresso ligando o vídeo game
notará que houve uma redução das barras verticais na imagem. O próximo passo
será melhorar o aterramento dos SLOTS de 60 e 72 Pinos além de instalar um
capacitor de 1uF (105) desacoplamento de ruído no +B do SLOT de 72 pinos. Um
fio com a bitola dos usados na fonte de PC para alimentar os drives de
CD-Rom IDE é o suficiente para este serviço, faremos uma ponte entre os
terras dos SLOTS separadamente no SLOT de 60 pinos deveremos interligar os
pinos 1 e 16 e no caso do de 72 pinos os pinos 1 e 72. Para não ter
problemas na identificação dos pinos observe a foto abaixo. Tome cuidado
para não deixar o terminal capacitor de um modo que atrapalhe o fechamento
do aparelho, pois existe um apoio embaixo dos SLOTS que pode encostar no
capacitor se ele ficar mal posicionado.

Se você chegou até aqui acompanhando a
eliminação do ruído (barras verticais na imagem) deve ter percebido que o
resultado ainda não está muito satisfatório, o próximo passo é tratar o
sinal de vídeo que sai da PPU atravéss do pino 21. Observe na imagem abaixo
na qual destaquei (em laranja é do lado oposto da placa) o caminho que o
sinal de vídeo percorre do pino 21 da PPU até o circuito de buffer que o
sinal de vídeo passa entre diversas linhas de dados, incluindo as linhas de
comunicação da porta de controle 1.

Para isolarmos a linha de vídeo do ruído
gerado pelas linhas digitais, temos duas opções a primeira é levantar o pino
21 da PPU da placa e a base do transistor Q2 (BC557) e utilizarmos um fio
blindado para transportar o sinal de vídeo da PPU até o buffer de vídeo. A
imagem abaixo é só para se ter uma ideia da localização e sugestão de onde
pode ser usado o terra para soldar a malha do fio próximo da PPU.

Feito isto você terá uma redução drástica
do ruído (barras verticais), porém ainda temos as linhas digitais que passam
próximas ao buffer de vídeo então a solução definitiva é montar o circuito
de vídeo fora da placa do Turbo Game, para isto poderemos retirar e utilizar
os próprios componentes do buffer de vídeo do circuito original. Abaixo
segue o circuito de buffer do vídeo com modificação para acoplamento AC.

Abaixo circuito montado em uma placa do
tipo protoboard.

Um local sugerido para instalar a placa seria junto a chapa usada para blindar
o circuito de RF, observe na imagem abaixo a placa instalada, observe também
que o circuito foi montado de um modo que tivesse vários pontos de terra uma
vez que há um excesso de ruído no circuito do Turbo Game.

Ambos os cabos que transportam o vídeo são
blindados, após instalado a placa com o circuito de buffer, faça a ligação
dos sinais de vídeo diretamente no conector RCA, pode ser por cima ou direto
nos terminais por baixo da placa. No caso da PPU se você preferiu levantar o
pino solde o fio central do cabo no pino 21 da PPU e a malha no negativo do
botão Reset, caso opte por fazer por baixo da placa você deverá cortar a
trilha de vídeo original e jogá-la ao terra e soldar o fio blindado com o
terra o mais curto possível em relação ao pino por baixo da placa, conforme
pode ser visto na foto abaixo (o corte da trilha está embaixo do fio branco
na foto).

Abaixo ligação do sinal de vídeo
diretamente no sinal do RCA.

Se você seguiu todos os passos neste ponto
já deve ter uma imagem limpa, agora divirta-se com seu Turbo Game. Abaixo
imagens do antes e depois da modificação.
Antes da modificação

Depois da modificação
