Game Gear Console de Mesa (Game Gear consolized) versão 2.0
01/12/2016
Introdução

Anteriormente postei um projeto do Game Gear
consolizado no Gabinete do Master System, porém naquela ocasião cada
circuito decodificador / transcodificador foi feito separadamente resultando
em várias placas, nesta versão será feito de um modo diferente integrando
todos os circuitos em uma única placa, além de algumas melhorias em relação
ao projeto anterior, como suporte a pistola Light Phaser (somente modelos de
2 ASIC), Reset por Software (somente modelos de 2 ASIC), suporte a FM para
os jogos de Master System, suporte a mudança de região e frequência.
No decorrer do projeto você notará alguns
circuitos repetidos como o circuito de VREF, este circuito poderá ser
montado uma única vez e compartilhado com os demais. O motivo destas
repetições é para o caso de você decidir montar somente uma parte do
projeto. Assim como alguns CIs com portas lógicas que aparecem em vários
circuitos diferentes com portas não usadas que poderão ser compartilhados
entre os diversos circuitos.
O Game Gear

Para se beneficiar de todos os recursos
proposto pelo projeto é recomendado utilizar o primeiro modelo de Game Gear
com dois ASICs, você pode até usar modelos mais novos com um ASIC, porém não
será possível a adição do Reset por Software e suporte a pistola Light
Phaser na porta 1, devido a não ser possível escrever na porta $DD e este
modelo não expor o sinal !HL no VDP.
Para este projeto se recomenda usar um Game
Gear que estja com o LCD danificado, pois este será removido, assim como
seus circuitos auxiliares.
O Gabinete

Para este projeto o gabinete do Master System I
ou II da Tec Toy será usado, de preferência use o de um que realmente não
tenha conserto, afinal não queremos sacrificar um Vídeo Game que tenha
chances de salvação.
Preparando o Game Gear

Analisando o
esquema
do Game Gear, perceberemos que alguns componentes são desncessários para o
propósito deste projeto. No caso dos transistores, resistores e capacitores
cerâmicos poderemos deixá-los, porém os capacitores eletrolíticos por serem
os componentes mais problemáticos no Game Gear removeremos os desnecessários
substituindo somente os que serão usados.
No circuito do LCD -> Remova o LCD, a
lâmpada, o refletor, o transformador de alta tensão, a bobina indutora
marcada como L2 logo abaixo do transformador e os capacitores C32 e C33 (2
ASIC) / C69 e C70 (1 ASIC) localizados próximo a bobina L2.
Circuito de contraste -> Remova o
potênciomentro de controle de contraste e os capacitores eletrolíticos C35,
C37, C39, C44, C45 (2 ASIC) / C45, C47, C49, C54, C55 (1 ASIC).
Placas fonte e controle de áudio -> para
este projeto elas não serão utilizadas. No caso da fonte iremos usar somente
o conector de entrada de força, retire-o e deixe separado que iremos
utilizar.
Feito a remoção dos componentes acima,
substitua os capacitores eletrolíticos restantes.
O Slot de cartuchos será realocado e
portanto deverá ser removido da placa, com muito cuidado remova-o, alguns
possuem dois arrebites para prender o Slot na placa, para remover eles pode
se utilziar um chave de fenda bem fina empurrando as bordas do arrebite para
o centro.
Preparando as Placas

Você poderá montar o projeto em qualquer placa
de sua preferência, porém para este projeto utilizei duas placas tipo
protótipo uma de 30x15 e outra 10x10. Para a placa de 30x15 montei um
diagrama de onde pode ser feito os cortes da placa de modo que se possa
acomodar o Slot de cartuchos de Game Gear e utilizando a entrada de cartões
/ óculos 3D para os cartuchos de Game Gear. Feito estes cortes os demais
você poerá usar como referência a própria placa do Master System para as
entradas de Joystick e os buracos para o fechamento do gabinete.
Esquema com os principais cortes da placa 30cm x 15cm:

Se você fizer os cortes seguindo as indicações acima deverá ter algo como:

Após feito os cortes coloque o Slot de
Game Gear utilizando calços de modo que a parte inferior do Slot fique rente
a placa protótipo. Neste momento você poderá colocar os conectores de
joystick, a chave de liga desliga e o Slot de cartuchos do Master System.
Observe abaixo como deverá ficar o posicionamento dos compoentes na placa.

Para a placa de 10x10, você poderá usar o
suporte branco que segura o LCD e usá-lo como régua para efetuar os cortes,
feito isto você deverá ter algo semelhante a foto abaixo.

Preparando o Gabinete

Após ter colocado os Slots na placa protótipo
de 30x10 parafuse ela no gabinete, feito isto feche o gabinete e
redimensione a entrada 3D original até que seja possível encaixar um
cartucho de Game Gear. Ao lado do da entrada 3D faça um pequeno buraco onde
deverá ser posicionado o conector P2 para uso com o óculos 3D. Observe que
no centro da placa existe um local para se fixar a placa através de
parafuso, este local deverá ser removido, pois ali será posicionado a placa
principal do Game Gear. Na parte traseira coloque os conectores de vídeo e
fonte, feito isto o gabinete já estará preparado e não será necessário fazer
nenhuma outra alteração nele.
Preparando o circuito no Game Gear

Se você seguiu os passos anteriores, neste
momento deveremos ter a placa do Game Gear sem o Slot de cartuchos, com os
capacitores substituídos e com os componentes desnecessários removidos. Para
esta parte precisaremos dos seguintes componentes:
1 - Conector tipo IDE de 40 pinos macho.
1 - Conector de 18 pinos macho com pino guia.
1 - Conector de 4 pinos macho para o áudio do tipo mini sem o primeiro
pino.
1 - Indutor de 100uH
3 - Resistores de 75 Ohms
2 - Resistores de 220 Ohms
1 - Resistor de 560 Ohms
3 - Resistor de 820 Ohms
3 - Resistores de 1 K
3 - Resistores de 1K2
3 - Resistores de 2K7
3 - Resistores de 5K6
3 - Resistores de 6K8
3 - Resistores de 11 K
3 - Resistores de 22 K
5 - Capacitores cerâmicos de 100nF (0,1uF)
1 - Capacitor eletrolítico de 100uF
3 - Transistores BC 548
3 - Transistores BC 558
1 - Circuito Integrado 74HC04
1 - Circuito Integrado 74HC175
3 - Circuitos Integrados 74HC574
3 - Conectores DIP de 20 Pinos
1 - Conector DIP de 18 Pinos
1 - Conector DIP de 14 Pinos
1 - Conector de 3 Pinos com guia para o conector da fonte.
1 - Barra de terminais de 50 Pinos
Recorte a barra de 50 terminais separando
1 parte de 9 terminias e 2 partes de 3 terminais e opcionalmente 2 partes de
2 terminais (caso deseje utilzar os sinais de T2 e Security no caso da
versão de 1 ASCIC). Feito isto já poderemos montar a placa de 10x10, para
isto siga o esquema abaixo.

O Conector IDE de 40 pinos receberá os sinais
referente ao conector de cartucho do Game Gear, o conector de 18 pinos com
guia central receberá os sinais referentes aos sinais dos controles 1 e 2 e
também o sinal !HL e o conector de 4 pinos sem o primeiro pino os sinais de
áudio estéro do Game Gear. Abaixo segue a disposição dos sinais nos
conectores.

Se você montou placa de 10x10 seguindo a sugestão de utilizar o local do LCD,
deverá ter algo similar a a imagem abaixo:
Abaixo fotos da placa decodificadora RGB montada e localização dos sinais.
(Clique na imagem para ver em alta resolução):


Colocando os Slots

Antes de começarmos esta parte vamos a lista de
materiais necessário:
1 - Barra de terminais dupla de 40 pinos
1 - Cabo IDE de 40 vias
1 - Slot de 50 vias fêmea de Master System
1 - Rolo de fio 32 AWG
Como os terminais do Slot de cartuhos de Game
Gear ficaram abaixo da PCI principal, temos duas opções uma seria soldar os
fios diretamente nos terminais e depois nos respectivos pontos na placa, mas
este modo é ruim de trabalhar e os terminais estando soltos poderão se
quebrar, então poderemos aproveitar um dos pedaçõs que sobrou do recorte da
PCI principal e soldar no Slot, porém você notará que os terminais deste
Slot estão em zigue-zage, como os terminais são longos com jeito é possível
deslocar de modo que se acomodem na PCI, observe na imagem abaixo o
resultado do Slot com a PCI:

Agora vamnos preparar a placa principal
para receber os sinais do Game Gear, para isto iremos usar o cabo IDE e
iremos remover um dos terminais, utilizando um dos pedaços da PCI que sobrou
iremos soldar os fios do cabo IDE e a barra de terminais de 40 pinos nesta
PCI, respeitando a sequência original do padrão IDE. Feito isto deveremos
ter algo similar a foto abaixo:

Após montar o cabo IDE com a barra de terminais
na PCI, devermos soldar esta barra de terminais na PCI principal assim como
o Slot de cartuchos de Master System.
Seguindo o esquema abaixo efetue a ligação
entre os SLOTS de acordo com os sinais utilizando o fio 32 AWG. Não ligue os
pinos marcados com * (asterisco) ao barramento, estes pinos deverão ser
ligados mais tarde.

Pause, Reset e Suporte a Light Phaser

Antes de começarmos esta parte vamos a lista de
materiais necessário:
1 - CI 74LS138
1 - CI 74LS139
2 - CI 74LS257
1 - CI 74LS32
5 - Capacitores cerâmicos de 100nF
2 - Diodos 1N4148
6 - Resistores de 4K7
1 - Resistor de 47K
1 - Transistor BC558
2 - Botões do tipo reset
1 - Soquete DIP de 14 pinos
4 - Soquetes DIP de 16 pinos
Reunido os componentes deveremos montar o esquema abaixo na PCI principal:

Os sinais !TH deverão ser soldados nos pinos 7
dos conectores do Joystick. Os botões tipo reset deverão ser posicionados de
um modo que o botão no gabinete fique alinhado com os botões na placa. O
Botão Pause deverá ser usado o do próprio Game Gear e o Reset deverá ser
usado deste circuito.
Fonte

Para este projeto iremos fazer uma fonte
descartando a original, por dois motivos, primeiro que a fonte do Game Gear
gera voltagens extras que não serão necessárias e segundo que este circuito
orignal DC-DC gera muito ruído na linha de alimentação exigindo muitos
filtros. O circuito a ser apresentado utilizará componentes simples e com
ruído praticamente nulo. Abaixo segue a lista de material:
1 - Chave liga/desliga
1 - Diodo 1N4148
1 - Dissipador de calor para o regulador de voltagem
1 - CI Regulador de voltagem 7805
1 - Capacitor de 10uf / 16v
2 - Capacitores de 220uF / 16V
2 - Resistores de 10K
Se você seguiu as sugestões de corte deste
projeto deve ter uma placa pequena, seguindo o esquema abaixo solde os
componentes nesta placa. O circuito de VREF não será montado nesta placa,
mais a frente ele será montado.
Esquema da fonte:

No esquema acima também é fornecido o local
onde será ligado a alimentação na placa do Game Gear, provavelmente você
notou que na versão de 2 ASIC existe um resistor de 4K7 e na versão mais
recente não. Sem este resistor o Game Gear não ligará, na versão de 1 ASIC
este resistor já está presente no circuito original do Game Gear, não sendo
necessário adicionar mais um.
Placa da fonte:

Gerador de sons FM

Antes de começarmos esta parte vamos a lista de
materiais necessário:
1 - Diodo 1N4148
10 - Resistores de 10K
2 - Resistor de 33K
1 - Resistor de 47K
2 - Capacitores cerâmicos de 33pF
1 - Capacitor cerâmico de 10nF
7 - Capacitores cerâmicos de 100nF
2 - Capacitores eletrolíticos de 2,2uF
6 - Capacitores eletrolíticos de 10uF
1 - Capacitor eletrolítico de 100uF
2 - Amplificadores operacional BA15218
1 - Circuito Integrado 74LS74
1 - Circuito Integrado 74LS139
2 - Circuitos Integrados HD14066B
1 - Processador de som UM3567
2 - Conectores DIP de 8 pinos
3 - Conectores DIP de 14 pinos
1 - Conector DIP de 16 pinos
1 - Conector DIP de 24 pinos
Reunido os componentes deveremos montar o esquema abaixo na PCI principal:

O sinal !KBSEL deverá ser utilizado o
gerado pelo circuito de reset e suporte a Light Phaser. Os demais sinais
serão utilizados do barramento.
Gerador da entrada 3D

Antes de começarmos esta parte vamos a lista de
materiais necessário:
4 - Diodos 1N4148
2 - Resistores de 10K
1 - Resistor de 47K
1 - Resistor de 100K
1 - Capacitor cerâmico de 22nF
4 - Capacitores cerâmicos de 100nF
4 - Capacitores eletrolíticos de 2,2uF
1 - Capacitor eletrolítico de 10uF
1 - Circuito Integrado 74HC133
1 - Circuito Integrado 74HC259
1 - Circuito Integrado 74HC86
1 - Circuito Integrado LM324
1 - Conector P2 estéreo fêmea
2 - Conectores DIP de 14 pinos
2 - Conectores DIP de 16 pinos
Reunido os componentes deveremos montar o esquema abaixo na PCI principal:

Seleção de Slots e controle do LED
Antes de começarmos esta parte vamos a lista de
materiais necessário:
1 - Resistor de 150R
2 - Resistores de 330R
2 - Resistores de 470R
2 - Resistores de 4K7
3 - Capacitores cerâmicos de 100nF
1 - Circuito integrado 74LS04
1 - Circuito integrado 74LS08
1 - Circuito integrado 74LS32
3 - Soquetes DIP de 14 pinos
Agora chegou o momento que devemos usar os
pinos que deixamos desligados na instalação dos Slots. Deixei este circuito
por último, pois iremos utilizar também o sinal gerado pelo circuito gerador
de sons FM para que possamos controlar o LED. Com este circuito o sistema
selecionará automaticamente o primeiro Slot que tiver um cartucho inserido,
caso você deixe todos os Slots com um cartucho inserido o circuito
selecionará o primeiro na sequência: Game Gear, Master System ou ROM
interna. O funcionamento do LED seguirá o seguinte padrão: Vermelho para
jogos de Game Gear, Verde para jogos de Master System e Azul para jogos de
Master System com suporte a FM. Lembrando que alguns de Game Gear poderão
inicializar com o LED verde, indicando que são jogos de Master System dentro
de caixas de cartucho de Game Gear, abaixo segue o esquema de ligação:

Se você montou o circuito de controle do
Reset e Light Phaser notou que estes dois circuitos tem em comum um CI
74LS32 e que ambos os circuitos somente usam duas das quatro portas OR que
este CI possui, você poderá utilizar um único CI para os dois circuios
utilizando todas as portas.
Controles

O Game Gear possui o mesmo número de botões de
ação do controle do Master System, exceto o Start que no Master System fica
no console, tendo a mesma função no Master System, o controle do Master
System não possui nenhum chip sendo somente ligações de fios direto a cada
função do controle sendo que somente iremos soldar os fios correspondentes
diretamente aos pinos da entrada de controles. Abaixo tem a pinagem das
portas de controles do Master System e sua respectiva função:
Pino |
Função |
Pino |
Função |
1 |
 |
5 |
+ B (5 Volts) |
2 |
 |
6 |
 |
3 |
 |
7 |
Sinal usado pela pistola |
4 |
 |
8 |
Terra |
|
|
9 |
 |
Note que todos os pinos são usados no
Master System, no Game Gear não temos o sinal usado pela pistola, logo
podemos utilizar o pino 7 para implementar o botão de "

"
no controle, para nossa sorte a Tec Toy ao lançar o Master System Evolution
lançou controles de 6 botões similares ao do Mega Drive, porém com as Mesmas
ligações do Master System original, com exceção do botão

que foi redirecionado para o
pino 7, no projeto será utilizado o Botão Pause tanto no console como no
pino 7, caso você tenha feito o circuito gerador do sinal !TH, poderá
colocar uma chave para selecionar entre este sinal e o Pause no controle. O
Game Gear quando no modo Master System redireciona a porta "EXT" com as
mesmas funções do 2 controle do Master System sendo ligação pino a pino.
Veja nas fotos fornecidas anteriormente nesta mesma página as marcações onde
devem ser soldados os fios para as portas de controle sendo que para o 2
jogador deverão ser soldados nas marcações ao lado da porta "EXT" com
exceção do sinal !TH que deverá ser usado o sinal gerado anteriormente e
também pode ser usado uma chave para selecionar entre usar este sinal e o
START. Nota o controle original do Master System será compatível sendo que o
"PAUSE" poderá ser acionado pelo botão no próprio console.
Áudio e Vídeo

No início da página montamos o circuito
conversor de RGB digital para RGB analógico, porém a maioria das TVs
brasileiras não possuem este tipo de entrada, no circuito a seguir
implementaremos também as saídas de Vídeo Composto, Vídeo Separaddo
(S-Vídeo) e Vídeo Componente. Abaixo a lista de componentes usados:
1 - Capacitor variável de 50pF
1 - Circuito integrado CXA1645P
1 - Cristal de 3,575611MHz (PAL-M)
2 - Transistores BC558
1 - Capacitor cerâmico de 47pF
1 - Capacitor cerâmico de 82pF
1 - Capacitor cerâmico de 150pF
3 - Capacitor cerâmico de 10nF
6 - Capacitores cerâmicos de 100nF
1 - Capacitor eletrolítico polarizado de 10uF / 10V
2 - Capacitores eletrolíticos polarizados de 47uF / 10V
6 - Capacitores eletrolíticos polarizados de 220uF / 10V
6 - Resistores de 75R
1 - Resistor de 100R
3 - Resistores de 220R
5 - Resistores de 1K
2 - Resistores de 2K2
1 - Resistor de 3K3
3 - Resistors de 5K8
1 - Resistor de 16K
1 - Resistor de 47K
1 - Conector mini dim 8 (opcional)
Reunido os componentes deveremos montar o esquema abaixo na PCI principal:

E por último um circuito de conversão RGB para Vídeo Componente (Y-Pb-Pr)
ideal para TVs de LCD, que não possuem entrada S-Vídeo e a imagem por
composto não é muito satisfatória. Abaixo a lista de componentes da para o
próximo diagrama:
5 - Transistores BC 547
7 - Transistores BC 557
2 - Diodos 1N4148
1 - Capacitor cerâmico de 56pf
3 - Capacitores eletrolíticos polarizados de 10uF / 10V
3 - Capacitores eletrolíticos polarizados de 47uF / 10V
6 - Capacitores eletrolíticos polarizados de 470uF / 10V
2 - Resistores variáveis de 500R (Trimpot)
1 - Resistor variável de 1K (Trimpot)
1 - Resistor variável de 2K (Trimpot)
1 - Resistor variável de 5K (Trimpot)
1 - Resistor de 10 Ohms
1 - Resistor de 75 Ohms
2 - Resistores de 100 Ohms
1 - Resistor de 180 Ohms
4 - Resistores de 220 Ohms
3 - Resistores de 330 Ohms
1 - Resistores de 470 Ohms
1 - Resistor de 820 Ohms
3 - Resistores de 1 K
1 - Resistor de 1K8 (1.800 Ohms)
1 - Resistor de 2K2 (2.200 Ohms)
1 - Resistor de 5K6 (5.600 Ohms)
6 - Resistores de 10 K (10.000 Ohms)
1 - Placa para montar o circuito
Diagrama de ligação do RGB vídeo componente:
Preferencialmente ligar o RGB nas saídas do CXA 1645P, o C-SYNC deve ser
usado o do primeiro circuito.
Este circuito tem alguns pontos críticos
que influenciaram na qualidade de imagem. Como é difícil de encontrarmos
resistores de precisão (1% ou menos de tolerância) e com os valores
necessários para o correto balanceamento de cores. O circuito foi
desenvolvido para que se possa usar os resistores mais comuns de serem
encontrados 5% e na parte critica foram usados trimpots para que possamos
obter os valores corretos. O valores dos trimpots para o circuito "Gerador
Y" caso não consiga os valores propostos, pode se usar outros valores desde
que não sejam de valores menores do que o necessário para conseguir as
resistências indicadas, para os Geradores R-Y e B-Y utilizar valores maiores
que os indicados influenciará na qualidade de imagem.
Durante a montagem do circuito utilizando
um multímetro digital calibre os trimpots do "Gerador Y" seguindo os
seguintes valores para a entrada RGB:
- Vermelho (R) - 1.111 Ohms (Mil cento e onze).
- Verde (G) - 565 Ohms (Quinhentos e sessenta e cinco).
- Azul (B) - 3.030 Ohms (Três mil e trinta).
Para os trimpots do "Gerador R-Y /
B-Y" o ideal é ter um osciloscópio no modo X-Y e aplicar um padrão de barra
de cores e calibrar observando o vetor na tela do osciloscópio, mas como nem
todos tem este tipo de equipamento um modo de deixar eles próximos do
balanceamento correto é medir os extremos do trimpot e deixar eles
posicionados na seguinte proporção 32% de resistência para o "-Y" e 68 %
para o "R" e "B", por exemplo um trimpot de 500 Ohms nos extremos mede 470
Ohms no multímetro (470???? não deveria ser 500? Sim, mas os trimpots também
tem tolerância de valores e podem não representar exatamente o que está
marcado.) Usando a proporção este trimpot deverá ser ajustado com o valor de
150 Ohms para o lado do "-Y" e ficando 320 Ohms para o lado R / B,
este é somente um valor inicial como referência para quem não possua um
osciloscópio para calibrar. Com o circuito em funcionamento faça o ajuste
fino até obter um correto balanceamento de cores.
Finalizando

Depois de montado todos os circuitos propostos teremos algo semelhante a
foto abaixo:
PCI principal (lado da solda):
Fechamento do Game Gear:

Após o fechamento, coloque os cabos, os
controles, um cartucho de Master System ou Game Gear e divirta-se com o seu
novo Master Game Gear System:

Abaixo algumas fotos dele funcionando no Modo Game Gear e Master System:



Caso queira comentar algo sobre este projeto se cadastre no Fórum SEGA
Brasil e viste o tópico:
Fontes de informações

Como
conectar um SEGA Game Gear na TV via RGB SCART - Tim Worthington (em
Inglês).
SMS Power! - O Melhor site de
informações sobre os consoles SEGA de 8-bits (em Inglês).
Informações técnicas de
SEGA Game Gear e SEGA Master System - Victor Kemp's website (Site fora
do ar).
Saída de vídeo RGB Video do Game Gear (!) - página de Chris Covell's
baseado no projeto de Xavier's (em Inglês).