Abrir Menu...
NETO (C) 2000-2021

Atari 2600 Polyvox PCI 333x revisão D

Saída AV

13/10/2021


   Nesta página vou apresentar um circuito AV para este aparelho.
   Este circuito foi desenvolvidos a pedido de um amigo que adquiriu Atari 2600 da Polyvox com a PCI (Placa de circuito impresso) revisão 17.
Vamos a lista de materiais necessários para o desenvolvimento do circuito AV:
1 - Transistor BC 547;
1 - Transistor BC 557;
1 - Resistor de 75 Ohms;
1 - Resistor de 150 Ohms;
1 - Resistor de 470 Ohms;
3 - Resistor de 820 Ohms;
1 - Resistor variável (trimpot) de 1K (1.000 Ohms);
1 - Resistor de 10K (10.000 Ohms);
1 - Capacitor de 1uF;
1 - Capacitor de 220uF;
1 - Placa matriz de 5x5 para montar o circuito;
1 - Barra de terminais de 90º graus para conectar a placa no local do antigo módulo RF (opcional).
1 - Cristal de 3,579545MHz (opcional).

Antes de montarmos o circuito será necessário algumas modificações na placa para que tenhamos sucesso na implementação das saídas de áudio e vídeo.
Remova os seguintes componentes:
- Capacitor cerâmico C41 (100nF);
- Capacitor cerâmico C45 (150pF);
- Resistor R41 (18K);
- Resistor R17 (1K8);
- Modulador RF.
   Se optar por mudar a transcodificação de PAL-M para NTSC-M remova também a placa geradora de fases dessoldando os quatro fios da placa principal e substitua o cristal de 3,575611 MHz por um de 3,579545MHz.
Abaixo segue uma foto com os componentes a serem removidos marcados em vermelho.
O capacitor marcado em laranja deve ser substituído por um de 1uF, caso use um eletrolítico, o positivo deverá estar apontando para o lado do Slot de cartuchos.

 


Feito as modificações na placa principal vamos ao circuito amplificador de vídeo. Uma sugestão é reaproveitar o local onde estava o modulador RF para colocar a plaquinha com o circuito amplificador de vídeo, caso opte por esta sugestão recorte a placa matriz nas medidas de 4,7cm x 2,5cm. A largura da placa não é critica, mas deve se remover a borda de cobre que as plaquinhas padrões tem para que a placa não atrapalhe a colocação da blindagem, no caso da altura estamos usando a mesma altura do modulador RF para evitar que não consigamos fechar o gabinete, lembrando de recortar ela de modo que tenhamos locais suficientes para colocarmos os componentes. Monte o circuito eletrônico do amplificador seguindo o esquema abaixo.

Monte o circuito seguindo o esquema abaixo:

Abaixo segue a foto do circuito montado em uma placa matiz


Agora para ter o sinal de áudio no pino 2 da plaquinha devemos fazer uma ponte de negativo do capacitor de 1uF que colocamos no local do capacitor C41. Abaixo segue uma foto da ligação feita por baixo da placa. Observação, em algumas placas o pino 2 pode estar ligado ao pino 1, neste caso você pode fazer um pequeno corte na trilha entre os pinos 1 e 2 para separá-los.


Feito as modificações na placa principal e montado o circuito na plaquinha, solde a plaquinha no local onde estava o modulador RF. E para finalizarmos a modificação e não alterarmos o gabinete do console, podemos pegar um cabo AV convencional, remover os conectores RCA de uma das pontas e utilizarmos o local por onde passava o cabo de RF e soldarmos os fios diretamente em nossa plaquinha. Abaixo segue uma foto de exemplo das ligações.


Pra finalizar utilize um software de padrão de barras em escala de cinza e um osciloscópio e ajuste de modo a obtermos um sinal de vídeo de um 1vpp em carga de 75R, caso não disponha de tais recursos, faça o ajuste de ganho de acordo com sua preferência, porém utilize como referencia um outro aparelho conectado anteriormente na TV como referência do ajuste para que não tenha que modificar os ajustes de brilho da TV ao trocar de aparelho.

 

   Vídeo demonstrando o circuito em funcionamento