Você também pode alterar objetos nas
fases como badnicks, vidas, obstáculos, etc... A configuração dos objetos
nas fases utiliza 6 bytes longos, sendo no formato XX-XX-YY-YY-OO-VV.
Explicando melhor os X's indicam a posição horizontal na tela, os Y's
indicam a posição vertical na tela, os O's indicam os objetos a serem
colocados e os V's indicam as variações possíveis de cada objeto. Para obter
a localização exata do local onde você quer por os objetos, faça o código do
debug mode e anote a primeira linha de coordenadas no local do SCORE, Estas
serão as coordenadas que você deverá digitar para poder colocar o objeto no
local desejado. Veja a localização onde o game busca os objetos das fases.
Os níveis terminam o mapeamento antes dos bytes FF-FF-00-00-00-00. A partir
destes bytes começa próximo nível.
Esta parte é muito interessante pois é
nela que o jogo busca todos os objetos. Neste local você pode editar os
objetos do jogo e até adicionar outros objetos utilizando espaços nulos no
jogo.
Veja a lista completa de objetos e logo
em seguida um exemplo. Alguns objetos possui variantes. Ex: 36-00 = Espinhos
de 4 pontas; 36-10 = Espinhos de 8 pontas. Alguns objetos são de uso interno
do jogo e não devem ser carregados nas fases pois podem causar resultados
indesejados. Alguns objetos funcionam melhor quando carregados acima de 80
ou seja pegue o ID do objeto e adicione 80 (em hexadecimal). Ex: Monitores:
Só funcionam se são carregados como A6, se você carrega-los como 26, quando
você destruir o primeiro todos os outros estarão destruídos. O mesmo
acontece com os postes de reinicio que só funcionam se carregados como F9.
ID: |
DESCRIÇÃO |
LOCAL |
01 |
Sonic |
FC48 |
02 |
Tails |
10E38 |
03 |
atributo dos loopings |
144B0 |
04 |
???? |
15090 |
05 |
???? |
11F96 |
06 |
Atributo invisível do looping (MZ) (em espiral(GHZ)) |
1572C |
07 |
???? |
180D0 |
08 |
Sonic entrando na água (Splash) |
12B42 |
09 |
Sonic no Special Stage (S1) |
21D40 |
0A |
Sonic Embaixo d'água |
1207C |
0B |
Plataforma abre/fecha (Chemical Plant) |
148AC |
0C/8C |
???? |
149FC |
0D/8D |
Sinal de Fim de nível |
F1F4 |
0E/8E |
Sonic & Tails (Tela Titulo) |
B7B4 |
0F |
???? |
B83A |
10 |
???? |
223E2 |
11/91 |
Ponte (GHZ) |
7FDC |
12 |
Esmeralda (Hidden Palace) |
14AFC |
13 |
Cachoeiras (Hidden Palace) |
14B78 |
14 |
Gangorra (Hill Top) |
15B8C |
15 |
Plataformas tipo balança (Dust Hill), Teleférico(15-A6-Hill Top) |
85F8 |
16 |
Teleféricos (Hill Top) |
1600C |
17 |
Plataformas (Green Hill/Hill Top) |
8B9C |
18 |
Plataforma (Green Hill) |
8D38 |
19 |
Plataforma (Oil Ocean) |
1621C |
1A |
Plataforma, cai ao tocar (Hidden Palace) |
9128 |
1B |
Mola propulsora (Chemical Plant) |
16468 |
1C |
Poste dos teleféricos/pontes, Capins (Green Hill/Hill Top) |
999C |
1D/9D |
Vermes (Chemical Plant) |
165B0 |
1E |
Atributo dos canos (Chemical Plant) |
16724 |
1F |
Plataformas desmontam ao tocar (Oil Ocean/Dust Hill) |
9274 |
20 |
Bola de Fogo, espalha-se ao tocar o solo (HTZ) |
17174 |
21 |
SCORE/RING/TIME (Propriedades) |
22DFC |
22 |
Atirador de Setas (Neo Green Hill) |
19660 |
23 |
Ruínas caindo (Neo Green Hill) |
19850 |
24 |
Ruídos |
A012 |
25 |
Anel |
AC28 |
26/A6 |
Monitores |
B29C |
27 |
Explosão (Sonic pulando sobre badnicks) |
A086 |
28 |
???? |
A2B0 |
29 |
Ponto dos badnicks |
A7C0 |
2A |
Barreira, sobe/desce (Dust Hill) |
9C0C |
2B |
Obstáculo, pule sobre ele para quebrá-lo (Neo Green Hill) |
19A1E |
2C |
Folhas soltas (Neo Green Hill) |
1A0C4 |
2D |
Porta, fecha depois de passar (Hill Top/Chemical Plant) |
9CE2 |
2E |
Imagem dos monitores |
B46A |
2F |
Plataforma (Green Hill) |
1747C |
30 |
Atributo invisível, sonic perde anéis se encostar |
17A4C |
31 |
Atributo invisível das lavas (Hill Top/Metropolis) |
155A0 |
32 |
Pedras (Hill Top) |
1768A |
33 |
Mola Plataforma (Oil Ocean) |
17CA0 |
34 |
Inicio da fase (Title Cards) |
BB54 |
35 |
???? |
1264E |
36 |
Espinhos |
C944 |
37 |
Colisão do Sonic com Badnick's (Perda de anéis) |
AD62 |
38 |
???? |
125CE |
39 |
Time / Game Over |
BD76 |
3A |
Fim de Fase (Title Cards) |
BE38 |
3B |
Inicio de fase ou Special Stage |
CD00 |
3C |
Inicio de fase ou Special Stage |
CD7C |
3D |
Propulsor antigravidade (Oil Ocean) |
18E78 |
3E |
Container de Animais (Sonic 1) |
20E5C |
3F |
Explosão (Sonic pulando sobre badnicks |
A11E |
40 |
Mola tipo Sanfona (Chemical Plant/Dust Hill/Neo Green Hill) |
1A30C |
41 |
Mola |
E7B8 |
42 |
Mola a Vapor (Metropolis) |
1A5CC |
43 |
Espinhos gigantes (Oil Ocean) |
17F0C |
44 |
??? trava |
F10C |
45 |
Mola, empurre para impulso (Oil Ocean) |
181A0 |
46 |
Bola-veiculo (Oil Ocean) |
18ABE |
47 |
Botão |
18D9C |
48 |
Canhão (Oil Ocean) |
19250 |
49 |
Cachoeira (Green Hill) |
15352 |
4A (*) |
Octus (Oil Ocean). |
1EBB8 |
4B/CB |
Abelha (Buzzer) (Green Hill) |
1E89C |
4C |
Morcego (Hidden Palace) |
1EE68 |
4D (*) |
Rinoceronte (Hidden Palace) |
1D984 |
4E (*) |
Jacaré (Hidden Palace) |
1F2F0 |
4F |
Dragão (Hidden Palace) |
1DEAC |
50 (*) |
Aquis (Oil Ocean) |
1E010 |
51(*) |
Aquis (Oil Ocean) |
1E62C |
52 (*) |
Piranha (Hidden Palace) |
1DC54 |
53/D3 |
Piranha (Chopper) (Green Hill) |
1F5E8 |
54/D4 |
Motor Bug (Green Hill) |
1F6E8 |
55 |
???? Trava |
2030C |
56 |
Explosões do Robotnick (S1)/td>
| 205A6 |
57 |
???? |
1F99C |
58 |
???? |
1FC0A |
59 |
Nulo |
D24A |
5A |
Nulo |
D24A |
5B |
Nulo |
D24A |
5C |
Nulo |
D24A |
5D |
Nulo |
D24A |
5E |
Nulo |
D24A |
5F |
Nulo |
D24A |
60 |
Nulo |
D24A |
61 |
Nulo |
D24A |
62 |
Nulo |
D24A |
63 |
Nulo |
D24A |
64 |
Pistões (Metropolis) |
1A8B4 |
65 |
Plataforma com engrenagens (Metropolis) |
1AA74 |
66 |
Atributo das Molas na parede (Metropolis) |
1AEBC |
67 |
Atributo invisivel do teletransporte (Metropolis) |
1B0C4 |
68 |
Blocos com lanças (Metropolis) |
1B520 |
69 |
Porca (Metropolis) |
1B810 |
6A |
Plataforma (Metropolis), Caixotes Giratórios x 3 (6A-18) (Dust Hill) |
1BA30 |
6B |
Plataforma (Metropolis) |
1BCEC |
6C |
Elevadores |
1BF6C |
6D |
Lanças |
1B720 |
6E |
Partes da manivela (Metropolis) |
1C2E4 |
6F |
Elevadores tipo paralelogramos (Metropolis) |
1C4F8 |
70 |
Dentes de engrenagem (Metropolis) |
1C850 |
71 |
Bolhas de lava (71-22) (Metropolis), Suporte das pontes (71-00) e
bolas do cenario (71-11) (Hidden Palace) |
9A54 |
72 |
Atributo invisível das esteiras |
1CBCC |
73 |
Anel Sólido (falso) |
1CC54 |
74 |
Blocos invisíveis |
1561A |
75 |
Trava - (75-16) - Bola com espinhos Dust Hill |
1CE48 |
76 |
Plataformas com espinhos do lado (Dust Hill) |
1D078 |
77 |
Pontes (Dust Hill) |
1D208 |
78 |
Plataformas em forma de escada (Chemical Plant) |
1D3C0 |
79/F9 |
Postes de reinicio |
13B54 |
7A |
Plataformas móveis (Chemical Plant) |
1D594 |
7B |
Mola (invisível) |
1D74C |
7C |
Nulo |
D24A |
7D (*) |
Pontos de fim de fase (ícones miniatura da tela título) |
13DFC |
7E |
Nulo |
D24A |
7F |
Nulo |
D24A |
80 |
Nulo |
D24A |
81 |
Nulo |
D24A |
82 |
Nulo |
D24A |
83 |
Nulo |
D24A |
84 |
Nulo |
D24A |
85 |
Nulo |
D24A |
86 |
Nulo |
D24A |
87 |
Nulo |
D24A |
88 |
Nulo |
D24A |
89 |
Nulo |
D24A |
8A |
Créditos e "Press Start Button" (Sonic 1) |
20740 |
8B |
Nulo |
D24A |
8C |
Nulo |
D24A |
Como exemplo pegaremos a mola a vapor
(Metropolis) que tem pouco impulso no Sonic 2 Beta. O Offset 01A732
configura a velocidade das molas. Atualmente o byte neste Offset é FA.
Mudando para F6 você tem um impulso médio, que é o normal. Mude para F0 e
tenha máximo impulso e FF para mínimo impulso. Este é só um exemplo do que
se é possível fazer com os objetos. Você também pode configurar o tempo que
as molas levam para subir e descer.