Endereço | Tamanho | Descrição |
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$00000000 | Word | Este endereço é bem curioso, pois fica na
área do ROM onde o STACK Pointer é definido. Escrevendo neste endereço,
muda o comportamento do Red Kid 2500 que atualmente chamo de modo normal
e modo programação, pois você precisa entrar no modo programação para
poder configurar as velocidades do processador. Os valores usados para
este endereços são:
- $0004 - Modo normal; - $0017 - Modo programação. |
$00A1010E | Word | Este endereço controla o comportamento dos
controles, sendo que os seguintes valores são usados:
- $00C0 - Ativa a leitura do controle no modo TV; - $00CE - Desativa os botões XYZ no modelo portátil; - $00DE - Ativa todos os botões do modelo portátil. |
$00A130F3
$00A130F5 $00A130F7 $00A130F9 $00A130FB $00A130FD $00A130FF |
Byte | Este sequência de endereços é utilizado pelo mapeador SEGA e serve para mapear endereços de memória, muito usado em jogos que precisem acessar dados acima da área reservada para os dados do ROM do jogo, apesar de oficialmente somente um jogo exceder o limite do ROM de 32 Megabits (Super Street Fighter II), ests aparelhos baseados no Red Kid 2500 implementam o mapeador quando se é utilizado a SDRAM para executar os jogos. O uso do mapeador não é dificil cada endereço deste representa uma área de 512KB mapeado começando do endereço $080000 á $3FFFFF, a área de $000000 - $07FFFF é fixo e não pode ser mapeado, pois os vetores estão nos primeiros 512KB e o jogo poderia travar ao tentar acessar dados que não estariam mais visiveis e por questões obvias todo código que exiga mapeamento deve ser executado na área fixa para que o jogo possa concluir a rotina sendo executada. Veja como mapear um endereço acima da área de 32Mb. Vamos pegar o exemplo do Super Street Fighter II que mapeia a área de $400000 á $4FFFFF ná área de $300000 á $3FFFFF, sabendo que cada endereço deste mapea 512KB teríamos $400000 / $80000 = 8 e $300000 / $8000 = 6. Observando a lista de endereços e sabendo que a primeira área de 512KB não é mapeado teríamos na sexta posição o valor $00A130FD e tendo 1024KB de dados a ser mapeado devemos escrever o valor $08 em $0A130FD e $09 em $0A130FF, após a execução destes dois comandos os dados referente ao endereço $400000 á $4FFFFF estarão visiveís no endereço $300000 á $3FFFFF. |
$00B00012 | Word | Este endereço controla a velocidade de clock
do processador Z80, sendo o melhor valor encontrado:
- $0607. |
$00B00018 | Word | Este endereço controla a frequência do PSG,
sendo o melhor valor encontrado:
- $0077. |
$00B0001A | Word | Este endereço controla a velocidade de clock
do processador M68K, sendo o melhor valor encontrado:
- $0003 (Basicamente isto resulta em 9 MHz (27 MHZ / 3). |
$00B00202 | Word | Este endereço esta relacionado ao controlador
do barramento do SD, sendo que os seguintes valores são usados:
- $0000 - Finalizar a requisição do barramendo da Interface do SD Card; - $0100 - Inicializar a requisição do barramento da Interface do SD Card. |
$00B00248 | Word | Este endereço controla o status do barramento do SD Card, alguns testes são executados neste endereço para saber se a interface do SD esta pronta para enivar ou receber dados. |
$00B00300 | Word | Este endereço é usado para enviar e receber dados para a interface do SD Card. |
$00B01000 | Word | Este endereço controla o formato da saída de
vídeo, sendo os seguintes valores conhecidos:
- $03A0 - Modo LCD - Sinal de vídeo para uso no LCD interno dos modelos portáteis; - $0425 - PAL-M - Sinal de vídeo em 60Hz com sub portadora de cores em PAL-M; - $04A0 - NTSC - Sinal de vídeo em 60Hz com sub portadora de cores em NTSC; - $04A6 - PAL - Sinal de vídeo em 50Hz com sub portadora de cores em PAL europeu. |
$00B01006 | Word | Este endereço é usado para afinar a
frequência da sub portadora de cores, sendo usado os seguintes valores:
- $0000 - Para a sub portadora de cores PAL-M e NTSC; - $0020 - Para a sub portadora de cores PAL europeu. |
$00B0100C | Word | Este endereço funciona por conjunto de bits,
sendo que cada bit controla como o console vai funcionar, sendo os
seguintes Bits conhecidos:
- BIT 2 - Controla se o jogo é do tipo NTSC ou PAL (Formato de imagem, não ralacionado ao sistema de cores). - 0 - NTSC; - 1 - PAL. |
$00B01016 | Word | Este endereço controla a posição da imagem sendo que o primeiro byte controla a posição Y em pixels e o segundo byte a posição X em passos 8 pixels ( 1 tile ) por byte. |
$00B01018 | Word | Este endereço é usado para ajustar a posição
vertical da imagem vertical na TV sendo, usado os seguintes valores:
- $0015 - Posição vertical para a imagem no modo portátil; - $001C - Posição vertical para a imagem no modo NTSC e PAL-M; - $0035 - Posição vertical para a imagem no modo PAL. |
$00B0101E | Word | Este endereço funciona por conjunto de bits,
sendo que cada bit controla como o console vai funcionar, sendo os
seguintes Bits conhecidos:
- BIT 0 - Controla o comportamento da VDP, que por padrão vem em 1 causando problemas em alguns jogos como o Contra Hard Corps que não funciona as rolagens em algumas fases: - 0 - Ativa a rolagem da VDP para certos jogos; - 1 - Desativa a rolagem da VDP para certos jogos. - BIT 2 - Define se o console é tipo exportação ou local: - 0 - Exportação; - 1 - Local. |
$00B01028 | Longword | Este endereço serve para mapear o endereço do ROM no endereço $00000000, Após defenir o valor neste endereço o sistema passará a enxergar os dados contando a partir do ponto definido como zero. Por exemplo se você usar o cartucho do Sonic & Knuckles com o cartucho do Sonic 2 acoplado e definir este endereço como $00200000 e der o comando de inicialização do jogo será executado o jogo do Sonic 2 como se não existisse o Sonic & Knuckles devido ao remapeamento da área do ROM, o mapeamento executado por este endereço é diferente do mapeador SEGA que remapeia 512KB por comando e não remapeia o endereço $00000000. |
$00B01038 | Word | Este endereço ajusta a largura da imagem em múltiplos de 8 pixels ( 1 tile ), somente o byte de menor valor ($0B01039) efetivamente responde aos ajustes. |
$00B0103C | Longword | Este endereço é usado para indicar o tamanho do SDRAM usado pelo último software carregado ( Loader / ROM ). Você pode regravar no endereço já utilizado sem nenhuma restrição, este endereço é somente um auxiliar para que você possa organizar os dados na SDRAM evitando que por exemplo você grave na área que pode estar residindo seu software atualmente em execução. |
$00B01054 | Word | Este endereço controla a frequência do processador Yamaha, sendo os valores $261B a $2620 os mais usados. |
Descrição | Procedimento |
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Região Américas | - $0C0A em $00B0100C;
- $0002 em $00B0101E. |
Região ASIA | - $0C0A em $00B0100C;
- $0006 em $00B0101E. |
Região Europa | - $0C0E em $00B0100C;
- $0002 em $00B0101E. |
Descrição | Procedimento |
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NTSC-M | - $04A0 em $00B01000;
- $0000 em $00B01006; - $001C em $00B01018. |
PAL-M | - $0425 em $00B01000;
- $0000 em $00B01006; - $001C em $00B01018. |
PAL europeu | - $04A6 em $00B01000;
- $0020 em $00B01006; - $0035 em $00B01018. |