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NETO (C) 2000-2017

Removendo as barras verticais do CCE Turbo Game VG-9000T

Vídeo no Youtube sobre esta modificação

20/03/2017


      Quem tem ou já teve algum clone do Sistema de Entretenimento Nintendo (NES) já deve estar bem familiarizado com as famosas barras verticais que aparecem por toda a tela. Se você não se lembra observe a imagem abaixo e saberá do que se trata.

Imagem do Turbo Game com barras verticais


      Dizem que o Phantom System (no momento não possuo este clone) é o que menos se notam estas barras, tenho tanto o NES original conhecido como torradeira quanto alguns clones como o Genie Com, Top Game e Turbo Game, todos eles possuem as tais barras verticais.
      O objetivo desta modificação é obter a imagem mais limpa possível do Turbo Game. Antes de começar as modificações devemos entender o que acontece. Uma das causas das barras verticais são as linhas de dados / endereços passando muito próximas a linha de vídeo e também um há um ruído na linha do +B, causado também pelo linha de dados / endereço. Se você quiser acompanhar o progresso e ver o quanto cada modificação tem efeito na eliminação do ruído pode ligar o Turbo Game a cada passo da modificação.
      Primeiro localize a PPU -> Picture Processing Unit ou em português UPI -> Unidade de Processamento de Imagem. No Turbo Game a PPU usada é a UMC6548, este CI está localizado ao lado do botão de RESET. Por baixo da placa solde um capacitor cerâmico de 1uF (105) entre o terminal 40 da PPU (+B) e o Terra para fazer o descoplamento de ruído ao Terra, deixando o terminal do capacitor o mais próximo possível do terminal +B da PPU, abaixo tem uma imagem do capacitor instalado e a localização do +B da PPU e do Terra mais próximo que pode ser usado.

Capacitor de 1uF (105) no +B da PPU


      Observando a posição dos pinos da PPU veremos que o sinal de !RESET pino 22, fica bem ao lado do sinal de vídeo pino 21, em alguns vídeo games o sinal de !RESET utiliza um capacitor, no caso do Turbo Game não, mas para auxiliar a reduzir o ruído gerado no vídeo faremos o mesmo procedimento do +B pino 40 colocando um capacitor cerâmico de 1uF (105) entre o !RESET pino 22 e Terra mais próximo, deixando o terminal capacitor ligado ao pino 22 da PPU o mais curto possível, conforme pode ser observado na foto abaixo.

Capacitor de 1uF (105) no !RESET da PPU


      Após executado os dois procedimentos acima se você foi fazendo o acompanhamento do progresso ligando o vídeo game notará que houve uma redução das barras verticais na imagem. O próximo passo será melhorar o aterramento dos SLOTS de 60 e 72 Pinos além de instalar um capacitor de 1uF (105) desacoplamento de ruído no +B do SLOT de 72 pinos. Um fio com a bitola dos usados na fonte de PC para alimentar os drives de CD-Rom IDE é o suficiente para este serviço, faremos uma ponte entre os terras dos SLOTS separadamente no SLOT de 60 pinos deveremos interligar os pinos 1 e 16 e no caso do de 72 pinos os pinos 1 e 72. Para não ter problemas na identificação dos pinos observe a foto abaixo. Tome cuidado para não deixar o terminal capacitor de um modo que atrapalhe o fechamento do aparelho, pois existe um apoio embaixo dos SLOTS que pode encostar no capacitor se ele ficar mal posicionado.

Reforço do aterramento dos SLOTS de 60 e 72 pino


      Se você chegou até aqui acompanhando a eliminação do ruído (barras verticais na imagem) deve ter percebido que o resultado ainda não está muito satisfatório, o próximo passo é tratar o sinal de vídeo que sai da PPU atravéss do pino 21. Observe na imagem abaixo na qual destaquei (em laranja é do lado oposto da placa) o caminho que o sinal de vídeo percorre do pino 21 da PPU até o circuito de buffer que o sinal de vídeo passa entre diversas linhas de dados, incluindo as linhas de comunicação da porta de controle 1.

Linha do sinal de vídeo da PPU até o Buffer


      Para isolarmos a linha de vídeo do ruído gerado pelas linhas digitais, temos duas opções a primeira é levantar o pino 21 da PPU da placa e a base do transistor Q2 (BC557) e utilizarmos um fio blindado para transportar o sinal de vídeo da PPU até o buffer de vídeo. A imagem abaixo é só para se ter uma ideia da localização e sugestão de onde pode ser usado o terra para soldar a malha do fio próximo da PPU.

Modificação do sinal de vídeo


      Feito isto você terá uma redução drástica do ruído (barras verticais), porém ainda temos as linhas digitais que passam próximas ao buffer de vídeo então a solução definitiva é montar o circuito de vídeo fora da placa do Turbo Game, para isto poderemos retirar e utilizar os próprios componentes do buffer de vídeo do circuito original. Abaixo segue o circuito de buffer do vídeo com modificação para acoplamento AC.

circuito de buffer de vídeo do CCE Turbo Game VG-9000T


      Abaixo circuito montado em uma placa do tipo protoboard.

circuito de buffer montado

Um local sugerido para instalar a placa seria junto a chapa usada para blindar o circuito de RF, observe na imagem abaixo a placa instalada, observe também que o circuito foi montado de um modo que tivesse vários pontos de terra uma vez que há um excesso de ruído no circuito do Turbo Game.

circuito de buffer instalado


      Ambos os cabos que transportam o vídeo são blindados, após instalado a placa com o circuito de buffer, faça a ligação dos sinais de vídeo diretamente no conector RCA, pode ser por cima ou direto nos terminais por baixo da placa. No caso da PPU se você preferiu levantar o pino solde o fio central do cabo no pino 21 da PPU e a malha no negativo do botão Reset, caso opte por fazer por baixo da placa você deverá cortar a trilha de vídeo original e jogá-la ao terra e soldar o fio blindado com o terra o mais curto possível em relação ao pino por baixo da placa, conforme pode ser visto na foto abaixo (o corte da trilha está embaixo do fio branco na foto).

ligação na PPU por baixo da placa


      Abaixo ligação do sinal de vídeo diretamente no sinal do RCA.

ligação no RCA por baixo da placa


      Se você seguiu todos os passos neste ponto já deve ter uma imagem limpa, agora divirta-se com seu Turbo Game. Abaixo imagens do antes e depois da modificação.

Antes da modificação

antes da modificação

Depois da modificação

depois da modificação